Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas, o que é isso? Para que serve? Como aplicar?
É comum as pessoas ironizarem quando são questionadas sobre a gestão de pessoas nas suas empresas, mas saibam que se esta ruim para vocês imaginem como foi para nossos pais ou avós.
Pelos anos de 1890, a NCR Corporation criou o seu Personal Office e isso começou a mudar a visão e introduziu um novo conceito na administração de pessoas, que tinha como objetivo “..Estabelecer um método pelo qual pudessem discernir melhor entre a extensa e diversificada massa de candidatos a emprego, que indivíduos poderiam tornar-se empregados eficientes ao menor custo possível”. (Spinger e Spinger, 1990).
A partir deste momento, pelo menos na NCR Comportation, os empregados passaram a ser incorporados no custo de produção e com isso sua administração passou a ser um diferencial de competitividade na época, e até hoje.
Descobriu-se também que toda e qualquer organização, em maior ou menor grau tem dependência do fator humano para seu sucesso. O tempo foi passando e o Personal Office passou a ser Departamento de RH, e com a necessidade de baixar ainda mais os custos de mão de obra, para manter a competitividade, foi criada a Gestão de Pessoas, ou Gestão de Talentos.
Mas voltando para a primeira pergunta, O que é Gestão de Pessoas?
É como a empresa se organiza para administrar, gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho, definindo princípios básicos, estratégias, políticas e praticas ou processos de gestão (André Luis Fisher).
Muita gente acredita que com a evolução tecnológica, as facilidades do mundo digital, o comportamento humano ficasse em segundo plano, já que não há relacionamento direto entre as pessoas, mas o que aconteceu foi exatamente o contrário.
Se seu entregador de pizza, a entrega fria e com o queijo tombado, o que você faz? No próximo pedido pede outro motoqueiro ou troca de pizzaria?
Notem que a relação humana apesar de ser quase zero - você não conversa com o entregador, mais do que o essencial e com o atendente praticamente um cumprimento simples além do pedido - mesmo assim o comportamento humano é que faz a diferença na decisão de comprar novamente na mesma pizzaria.
Segunda pergunta, Para que serve?
Muitas vezes não é por estar descontente com o serviço ou produto que trocamos de fornecedor, e sim com a atitude do atendente, o comportamento humano que estragou a relação cliente-empresa.
A importância que o comportamento humano vem assumindo no âmbito dos negócios fez com que a preocupação com a sua gestão tenha espaço cada vez maior. E é nesse contexto que surge o modelo de Gestão de Pessoas...

Continua....

José Antonio Gagliardi

Gostou?! Quantas estrelas vale?

Nenhum comentário: