Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Lider x Gerente

Muita gente acha que gerenciar é o mesmo que liderar, e não é bem isso, porque nem todo gerente é líder e nem todo líder é gerente.



O gerente, basicamente delega tarefas e cobra os resultados de acordo com as metas estabelecidas, ou seja, cumpre o cronograma. Já o líder tem uma visão sistêmica da realidade, não se limita a cumprir sua parte, pois tem compromisso com todo o projeto.



O relacionamento do gerente com o grupo é mais formal, e esta voltado para os resultados, O líder tem a competência de inspirar e procura guiar o desempenho de outras pessoas, mantendo-as responsáveis pelo que fazem.



Os gerentes são de uma fase em que as empresas eram paternalistas e autoritárias. Os gerentes eram intermediários entre o alto escalão e os executores, e passavam as instruções que deveriam ser seguidas à risca por estes. Os gerentes tinham direitos formais, direitos estes que não garantem sua eficácia na capacidade de liderança.



Uma liderança eficaz procura entender em que nível de maturidade funcional se encontra cada subordinado e aplica sobre ele o estilo de liderança de acordo com o seu grau de maturidade. Já o gerente trata todos os subordinados como se estivessem no mesmo nível de maturidade.



O líder procura conhecer quais são os pontos fortes e pontos fracos de seus subordinados e estabelece planos de trabalho para aprimorar os pontos fortes e desenvolver os pontos fracos, distribuindo as tarefas de acordo com a capacidade e o potencial de cada um, o que contribui para a evolução da pessoa e também com resultados melhores para a empresa.



O líder na sua essência, quando chega ao topo da hierarquia, alia seu talento ao poder que o cargo confere. Mas o líder não precisa estar em posição de poder para fazer a diferença, sua capacidade de transmitir energia, sua participação no processo, seu engajamento, serve de exemplo aos liderados.



O problema de não ter poder formal é superado por sua força, sua capacidade de transmitir energia, sua visão.. Adianta-se para lidar quando necessário, independentemente de sua posição.



Liderar não é tarefa fácil, mas é possível se tornar um líder. Primeiro temos de nos conhecer, identificar os pontos fortes e os quais requerem melhor atenção e melhor desenvolvimento, isso é o começo, e o mais importante.



Outras características do líder é saber e gostar de ouvir, priorizar as pessoas, ajudar os liderados a gerenciar seu trabalho, perceber e aproveitar as características individuais do grupo, dar feedback, usar a razão e não a emoção, ser ético e profissional.



Não estou pregando apologia contra os gerentes, existem muitos gerentes que tem pessoas com características de liderança no seu grupo e vivem muito bem em conjunto, gerando uma simbiose onde todos ganham, até porque o líder não precisa estar em posição de poder, e são características que não se anulam.

Nenhum comentário: