Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Stress

Stress, esta palavra esta muito presente no nosso vocabulário, sempre quando estamos cansados, ou em uma situação de tensão, dizemos que estamos “estressados” ou “era um estresse total”, mas o que é stress?

O "STRESS" é o resultado de uma reação que o nosso organismo tem quando estimulado por fatores externos que permitem ao indivíduo superar determinadas exigências do meio-ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo. O que acontece com o nosso organismo nestas circunstâncias é uma descarga de adrenalina no nosso organismo, e os órgãos que mais sentem são o aparelho circulatório e o respiratório.

A reação do organismo frente ao stress é a taquicardia, palidez, sudorese e respiração ofegante. Pode haver também um descontrole da pressão arterial e provocar um aumento da pressão a níveis bem altos, mas não significa que a pessoa seja hipertensa.

O stress pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, o stress é benéfico para o ser humano, é um forma de auto defesa do corpo informando que algo esta errado.

Mas se mantivermos em situação de stress constante, nosso mecanismo de defesa passa a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de doenças, especialmente as cardiovasculares.

O combate ao stress não é fácil, haja vista a quantidade de terapias, livros, cursos, palestras e drogas que prometem acabar com o stress, mas seus sintomas estão presentes me cada vez mais pessoas, é a doença do futuro.

Nos Estados Unidos, estima-se e uma perda de 300 bilhões de dólares por ano para as empresas, em função do absenteísmo causado pelo stress.

No Brasil, um estudo elaborado pela ISMA-BR (International Stress Manegement Association no Brasil), aponta que o estresse foi responsável por um aumento de 140% nos gastos trabalhistas das empresas nas últimas décadas. São as despesas com tratamento médico, licença de trabalho, aposentadoria por invalidez e, queda da produtividade.

A solução deste problema deve ser a quatro mãos, as empresas devem garantir um ambiente de trabalho produtivo, e os funcionários adotarem estilos de vida mais saudáveis; aprender a trabalhar em grupo, planejar e organizar melhor as atividades.

Fazer exercícios físicos ou praticar esportes regularmente. Abaixa a pressão e alivia as tensões causadas pelo stress; Ter um hobby ou um passatempo, isto ajuda a desviar a sua atenção e alivia o stress; Controlar a sua dieta, melhorando seus hábitos, diminuindo o consumo de bebidas alcoólicas e deixe de fumar; Procurar conversar mais com as outras pessoas, melhorar o seu relacionamento, isto não vai curar, mas alivia as tensões; Sair de férias, se for possível, e deixar de se preocupar tanto.

Uma vida saudável a todos e até a próxima.

Nenhum comentário: