Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 19 de junho de 2010

Copa 2010

Olá amigos,

A força do futebol Sul Americano esta presente na Copa 2010, mas, não esta presente na FIFA, estou escrevendo este artigo no meio da segunda rodada, estamos mostrando que temos condições e merecemos pelo menos mais uma vaga para a Copa.

Vejam só a distribuição das vagas

* Europa (UEFA) 13 vagas;
* África (CAF) 6 Vagas (já contando com a África do Sul – País Sede);
* América do Sul (CONMEBOL) 4,5 vagas;
* Ásia (AFC) 4,5 vagas;
* America do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) 3,5 vagas; e
* Oceania (OFC) 0,5 vaga (única da confederação que não possui vaga garantida)

Na disputa por 0,5 vaga, o Uruguai venceu a Costa Rica, e a Concacaf ficou com 3 vagas enquanto a Conmebol ficou com 5, a Nova Zelândia venceu o Bahrein e a OFC ficou com uma vaga enquanto que a AFC ficou com 4.

A América do Sul tem o mesmo peso de vagas que a Ásia, qual é o critério? Politico? Economico? Amizade? Tradição?

Por razões puramente economicas a Autralia, que no Mapa Mundi pertence à Oceania, no mapa futebolístico pertence à Ásia, desde fevereiro 2006.

O presidente da AFC, Mohammed Bin Hammam, resume as razões da decisão:

Assim como é desenvolvida no futebol, a Austrália têm uma economia respeitável e é isto que queremos para o futebol, assim como o Japão, a Coréia do Sul, a Arábia e a China. Se a Austrália entrar, os benefícios serão enormes, e é isto é bom para todos.

A América do Sul tem 9 títulos (5 Brasil, 2 Argentina e 2 Uruguai)

A Europa tem 9 títulos também, (4 Itália, 3 Alemanha, 1 Inglaterra e 1 França)

A Ásia que tem o mesmo peso que os sul-americanos, nenhum título, mas, tem como melhor resultado o 4º. Lugar da Coreia do Sul na Copa de 2002

A America do Norte, Central e Caribe, tem como melhor resultado o 3º. Lugar do EUA na Copa de 1930.

O continente africano tem as seleções de Camarões (1990) e Senegal (2002) que conseguiram chegar até as Quartas de Final.

A Oceania com a Austrália, chegou às Oitavas de Final em 2006 neste ano a Austrália disputou sua última eliminatórias pela Oceania.

Portanto falta a Conmebol uma melhor organização, para ter mais presença e força junto a FIFA a Europa importa os melhores jogadores de nosso continente nos principais times temos brasileiros, argentinos, uruaguios, etc.

A Inter de Milão, campeã “da mais famosa competição” tem 9 jogadores sul-americanos titulares (BR – Julio Cesar, Lucio, Maicon e Thiago Motta – ARG – Samuel, Zanetti, Cambiasso e Milito – COL – Córdoba), além de já ter contratado Phillippe Coutinho que esta no Vasco. Não encontrei nenhum jogador asiático no site oficial do Clube italiano.

Isso mostra que a FIFA não pode tratar igual os desiguais. Mesmo as seleções européias, hoje 18/06, 7 das 13 seleções estariam desclassificadas na primeira fase, enquanto que apenas o Paraguai dos sul-americanos estaria desclassificado na primeira fase (1/5).

Não quero fazer um levante contra a FIFA, apenas saber quais são os critérios que colocam em igualdade de condições o futebol asiático, e o sul-americano se alguém souber favor avisar, posso até não concordar, mas gostaria de entender.

Abçs

José Antonio Gagliardi

Nenhum comentário: