Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Liderança

Olá amigos, em clima de Copa do Mundo, vamos continuar a conversar sobre atitudes de um Lider/Gerente.
Como disse, o TREINAR, é uma das principais funções de um Lider/Gerente, e não é aquele treinamento que você requisita no departamento de Treinamento e sim o treinamento onde o Lider/Gerente ensina seus comandados. É muito fácil ir ao departamento de Treinamento, pedir o catalogo de cursos, ver o orçamento e requisitar os cursos para seus comandados.
Falando sobre os filmes de Hollywood, quem viu Coração Valente? Mel Gibson nos brinda com aula sobre treinamento, ele explica aos comandados o que fazer como fazer e participa da execução, na hora da batalha, lá esta ele, primeiro da fila comandando.
É isso que esperamos de nossos Lideres/Gerentes, que estejam presentes. E note que ele tem uma causa a defender, é outra característica importante.
Em O Gladiador, Russel Crowe, quando é mandado para a arena, notem que ele pergunta para os demais presos “Quem já lutou em uma batalha?” Neste momento ele esta exercendo sua liderança perante o grupo e com esta pergunta ele esta tentando conhecer o grupo, suas qualificações para traçar a melhor estratégia.
Quantos de nós conhecemos o grupo que trabalhamos, sabemos de suas qualificações, suas especialidades? Acredito que poucos.
Há outro filme chamado Maluca Paixão, com Sandra Bullock, é uma comédia romântica onde ela escreve para um jornal local, na realidade ela monta a Palavras Cruzadas do jornal, que tem 7.402 leitores, ela conhece uma pessoa se apaixona e faz uma Palavra Cruzada com dados sobre sua paixão, Steve. Cor dos Olhos, Cor do Cabelo, etc., os leitores reclamam para o jornal, pois para eles esta palavra cruzada não tem solução, já que eles não conhecem o tal Steve.
Qual a atitude do chefe dela? Após repreendê-la sobre sua conduta, simplesmente demite-a, apenas um deslize, e pronto, ela foi colocada no olho da rua. Este tipo de situação é comum no nosso dia-a-dia, vejam que todo o tempo de trabalho dela na empresa não foi considerado na decisão. Um péssimo exemplo de um Lider/Gerente.
Infelizmente, hoje, muitos gerentes/lideres fiscalizam seus comandados procurando imperfeições em seus trabalhos para criticá-los, mas quantos gerentes/lideres procuram os acertos de seus comandos? E é isso que Kenneth Blanchard, na famosa série Gerente Minuto (Ed. Record), nos ensina. Precisamos surpreender as pessoas fazendo a coisa certa e recompensá-las por isso.
Não uma recompensa financeira, em alguns casos deve ser, mas agradecer e elogiar pelo trabalho bem realizado já é um começo.
Segue relato verídico, Meu pai tinha uma chácara em Ibiúna e o Sr. Luiz, o caseiro fazia muito bem o trabalho dele, passávamos todos os finais de semana lá, e a grama sempre bem cortada, as pedras e bases das árvores pintadas de branco, a horta e o galinheiro sempre limpos o pomar também bem cuidado, ele zelava muito bem, até que após um tempo ele começou a “relaxar” em seus afazeres, e após algum tempo com este desempenho fomos conversar com ele, e para surpresa ele nos disse que como ninguém tinha falado nada a respeito de seu trabalho, ele achou que não precisava ter tanta dedicação.
Notem que ele não queria reconhecimento financeiro, apenas um elogio, nos desculpamos por não ter falado nada para ele sobre seu desempenho e passamos, sempre que ele executava uma tarefa que nos agradava, a elogiado, assim como instruído quando a mesma não nos agradava.
Muitas vezes é disso que precisamos reconhecimento, saber que estamos fazendo bem nosso trabalho nos dá maior motivação e não será necessário punir por mau desempenho.
“Educai as crianças para não precisar punir os homens – Aristóteles”
Podemos mudar para – Ensinai aos seus comandados para não precisar puni-los.

Obrigado a todos pela divulgação e pelos acesso.

José Antonio Gagliardi

Um comentário:

Consultor Previdenciário disse...

Muitos profissionais se transformam quando são promovidos a gerentes e não conseguem mais ver seus comandados como companheiros, pensa que sabe tudo e os outros não sabem nada e assim toca sua vida profissional.
Vim conhecer seu blog e agradecer pela visita e comentário no meu.
Desejo que tenha muito sucesso.