Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Repensando Atitudes


Meus amigos, Eistein disse “A maior insanidade que vi, é alguém fazer todo o dia a mesma coisa, do mesmo modo e esperar um resultado diferente” E por mais absurdo que pareça, é exatamente isso que a grande maioria das pessoas fazem..
Muita gente quer um resultado diferente, mas não quer mudar suas atitudes, esta sempre a espera de que os outros, e não eles, mudem e ficam constantemente reclamando de seus problemas.
Por outro lado, quando questionados sobre seus problemas, só sabem culpar os outros pelos seus insucessos. Kenneth Blanchard, autor da série Gerente Minuto, nos diz que “...se você não disse o que gostaria que estivesse acontecendo, você não tem um problema, esta apenas queixando-se. Problema é quando o que esta acontecendo é diferente do que você gostaria do que esta acontecendo.”, ou seja, para se ter um problema você tem que apontar uma solução.
Tanto Eistein quanto Blanchard nos falam sobre atitudes, todos nós conhecemos pessoas, que não são poucas, que se enquadram nas duas situações, descritas, e digo uma coisa que vai surpreender vocês leitores, você muito provavelmente se enquadra nestas situações também, ou você não esta esperando ser reconhecido pelo seu chefe como um profissional competente e merecedor de uma promoção?
O que você tem feito de diferente, que justifique o reconhecimento de seu chefe para que ele lhe conceda a promoção? Reclamando com os amigos no café ou propondo melhores alternativas que irá gerar maior eficiência na realização de seu trabalho?
Muito provavelmente você esta numa zona de conforto onde domina todo o processo para execução de suas atividades e todos os dias você executa suas tarefas com muita competência e, você faz isso todos os dias da mesma forma.
Acredito que seu chefe no início lhe fez algum elogio, alguma menção sobre a sua forma de executar as atividades, mas hoje, não faz mais sentido ele continuar a elogiar, pois o que você criou uma rotina e faz tudo da mesma forma todos os dias, então porque esperar um resultado diferente? Você precisa se re-inventar.
Não estou pregando que todos os dias devemos mudar nosso método de trabalho, mas quando percebemos que estamos entrando numa zona de conforto, que é quando as atividades ficam mecanizadas, e fazemos de olhos vendados, esta é a hora de agir.
Cada um de nós sabe o que pode ser melhorado, talvez automatizar parte do processo, criar sistemas de apoio, qualificar as interfaces (de quem recebemos a atividade ou para quem passamos a atividade), sei lá, ninguém melhor do que você para saber o que e como pode ser melhorado.
A essência do conhecimento é tendo-o, usá-lo, e conhecimento gera conhecimento, portanto se você não esta usando seu conhecimento não esta gerando mais conhecimento, logo, não tem porque ser reconhecido.
Podemos questionar os critérios, mas normalmente as pessoas que são promovidas são aquelas que tiveram destaques na execução e condução de suas atividades.
Não estamos acostumados a este tipo de atitude, no início vai ser um pouco complicado, mas com o tempo vamos aprendendo e nos soltando, o fato de uma idéia não ser aceita, ou sua implantação ser de forma lenta, não devemos desanimar.
Vamos então repensar nossas atitudes, deixar de queixar-se e propor novas idéias aos nossos chefes ou vamos continuar fazer as coisas da mesma forma e esperar que o resultado seja diferente?

José Antonio Gagliardi

Gostou? Vote!!

Um comentário:

Júlio César disse...

É mesmo JGagliardi...as pessoas e nós mesmos na maioria das vezes fizemos sempre a mesma coisa repetidas vezes...em parte a rotina é bom e por outro lado tira a criatividade. Acredito que nós blogueiros sejamos mais ativos em relação a isto, pois sempre queremos algo mais. AT+