Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O fenômeno Tiririca

 
O fenômeno Tiririca. O que significa estes mais de 1.300.000 de votos? Em minha opinião, nada! O brasileiro ainda tem muita dificuldade em escolher seus candidatos para os cargos do Legislativo, Presidente, Governadores e Prefeitos o debate é maior.

E o slogan “Você sabe o que o deputado faz?” reforça meu pensamento, afinal quem sabe o que um deputado faz? E um Senador? Vereador então alguém tem ideia?

Muitas pessoas recorrem ao vereador para arrumar emprego, remover entulho, pedir ambulâncias, ajudar na papelada para o velório, vaga em creche, até ajuda para parcelar IPTU e outros tributos e etc., isso não sou eu quem está imaginando, é um relato de um vereador de Osasco, amigo meu, segundo ele é comum estes tipos de pedidos.

Estes pedidos deveriam ser atendidos pelo Estado, no caso a Prefeitura Municipal tem órgãos específicos para cada solicitação, mas muitas vezes até pela burocracia, o pessoal procura o Vereador para vencer estes problemas, já que pela influência consegue superar melhor os obstáculos.

Muitas pessoas votaram no Tiririca não por convicção política, e sim por brincadeira, por protesto, e outros ainda por realmente não saberem o que faz um Deputado, então, tanto faz se é o Tiririca, o Zé das Couves ou a D. Cotinha. 

A lição que fica com esta votação é que realmente o paulista e por extensão o brasileiro não sabe o que faz o Poder Legislativo, vamos voltar um pouco na história das eleições no Brasil, em 2002 o Deputado Federal mais votado foi o Dr. Enéas Carneiro, com 1.573.642 votos, em 2004, Clodovil Hernandes com 493.951 votos na terceira colocação, lembrando, Deputados Eleitos por São Paulo.

O que tem em comum os três personagens? A irreverência, mesmo com aparência sisuda e séria, um português impecável e toda bagagem cultural, o Dr. Enéas visto mais como uma diversão no horário político, o Clodovil também era uma figura muito caricata, e o Tiririca, nem se fala.

O povo brasileiro é conhecido pela irreverência e alegria, temos muitos Tiriricas nas Câmaras Legislativas pelo Brasil afora, brincadeiras, piadas, “tirar sarro”, devemos fazer em outro lugar, não nas eleições, protesto é importante para mostrar a insatisfação, a melhor forma de protestar é votando “NULO” ou em “BRANCO”.

Espero que estes sejam os últimos quatro anos que teremos de desgosto com nossos representantes Federais e Estaduais, em 2012 na eleição para Câmara Municipal, vamos votar com consciência e seriedade.

Montesquieu 
A propósito, a Assembleia Legislativa foi criada por Charles-Louis de Secondat ou Barão de Montesquieu (1689-1755), que por ser contra o absolutismo, elaborou a Teoria da Separação dos Poderes, haveria 3 poderes, Executivo, Judiciário e Legislativo.

No sistema de três poderes proposto por Montesquieu, o poder Legislativo é representado pelos legisladores, homens que devem elaborar as leis que regulam o Estado. O poder legislativo na maioria das repúblicas e monarquias é constituído por um congresso, parlamento, assembléias ou câmaras.

O objetivo do poder legislativo é elaborar normas de direito de abrangência geral ou individual que são aplicadas a toda sociedade, objetivando a satisfação dos grupos de pressão; a administração pública; em causa própria e distender a sociedade;.
Em regimes ditatoriais o poder legislativo é exercido pelo próprio ditador ou por câmara legislativa nomeada por ele.

Entre as funções elementares do poder legislativo está a de fiscalizar o poder executivo, votar leis orçamentárias, e, em situações específicas, julgar determinadas pessoas, como o Presidente da República ou os próprios membros da assembleia.

Agora vocês já sabem o faz um representante do Legislativo (Federal, Estadual e Municipal).

Abçs.

José Antonio Gagliardi

4 comentários:

Unknown disse...

Olá José.
Isso mostra que o povo brasileiro não sabe nem mesmo protestar!!!
Já não basta os tantos que não fazem nada e entra quem só vai atrapalhar os poucos que fazem.
Deus queira que eu esteja errado!!
Seu post foi publicado na Teia.
Muito em breve seu site estará no ar!!!
Até mais.

brazblog disse...

Prezado amigo, realmente é um caso muito sério, pois quem pagará por isso seremos nós, que acredito ter nas eleições um momento de mudar as coisas ruins que acontecem na política. Se esses eleitores que votaram no Tiririca com consciência de que ele vá fazer alguma coisa útil tudo bem, mas se foi por gozação,quem vai sair gozado somos nós. Acho incrível permitirem que pessoas processadas, fichas sujas, e sem condições adequadas sejam candidatas, muito embora são os mais espertos que aprontam as maracutaias em Brasília.

Júlio César disse...

Seja analfabeto ou não o importante é a honestidade e isto está faltando´em boa parte dos políticos brasileiros. Penso que a votação expressiva no tiririca foi um protesto...justamente porque o povo brasileiro não está mais acreditando na política do país. O sistema está para mudar queira os governantes ou não.

edvannesabino disse...

Gostei do post, aliás gostei de toda essência do blog, por isso vou seguir. E como informação e gentileza nunca é demais, te convido também a conhecer o meu blog:http://negociodeaprendiz.blogspot.com/