Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Quaresma.

Ola amigos.

Estamos no tempo da Quaresma, nem todos os Cristãos têm este período no calendário, somente os Católicos, os Anglicanos e alguns Protestantes.

A Quaresma é um período de 40 dias entre a quarta-feira de cinzas e o sábado que precede o domingo de ramos, ou um domingo antes da Páscoa, e remete ao período de 40 dias que Jesus passou no deserto em oração, mas se contarmos do dia 17 de fevereiro – quarta-feira até o dia 03 de abril – sábado que precede a o domingo de Ramos, temos 46 dias?!

Acho que muitos já fizeram esta conta e perceberam este pequeno “erro”, acontece que o período da Quaresma é uma convocação dos fieis ao jejum e à oração, e como todos os domingos devem ser dedicados à oração, os 6 domingos da quaresma não são contados, por isso dos 46 dias, mais alguém não sabia disto?

Pois bem como a quaresma é dedicado ao jejum e oração, algumas pessoas normalmente ás sexta-feira fazerem jejum, como forma de penitência e reconciliação com Deus.

Há muitos tipos de penitencias que são praticadas durante este período, as mais comuns são não comer carne, não fumar ou beber, ou seja, a pessoa deixa de praticar algo que gosta e lhe dá prazer para mostrar o quanto de sacrifício esta disposta a fazer para reconciliação e purificação de espírito e entrar no reino dos céus.

Mas não são as penitencias que nos impomos durante a quaresma que garantem nossa salvação, Deus nos deu 10 mandamentos, para seguirmos e praticarmos o evangelho, Jesus disse “Ninguém vai ao Pai senão por mim”, temos que praticar o evangelho e seguirmos a Jesus sempre, não só na Quaresma.

Tem muita gente que pratica sua penitencia durantes esses 46 dias, mas nos outros 319 dias do ano age de forma totalmente inversa, gerando brigas com as esposas/maridos, negligenciando filhos/pais, ou seja, só foi santo durante estes 46 dias achando que já conquistou seu lugar no Reino dos Céus, porque durante a quaresma fez tudo certinho.

A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus.

Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário: