Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 14 de março de 2010

Gestão Estratégica - 1

Durante as próximas semanas estarei escrevendo sobre Gestão Estratégica, assim como eu, muitos de vocês devem ter recebido este e-mail algumas vezes, são 6 lições que nos permite analisarmos nossos atos e repensar atitudes.
Lição 1:
Um homem está entrando no chuveiro enquanto sua mulher acaba de sair e está se enxugando. A campainha da porta toca. Depois de alguns segundos de discussão para ver quem iria atender a porta a mulher desiste se enrola na toalha e desce as escadas. Quando ela abre a porta, vê o vizinho Nestor em pé na soleira. Antes que ela possa dizer qualquer coisa, Nestor diz: – Eu lhe dou 3.000 reais se você deixar cair esta toalha!
Depois de pensar por alguns segundos, a mulher deixa a toalha cair e fica nua. Nestor então entrega a ela os 3.000 reais prometidos e vai embora.
Confusa, mas excitada com sua sorte, a mulher se enrola de novo na toalha e volta para o quarto. Quando ela entra no quarto, o marido grita do chuveiro:
- Quem era?
- Era o Nestor, o vizinho da casa ao lado, diz ela.
- Ótimo! Ele lhe deu os 3..000 reais que ele estava me devendo?
Conclusão: *Se você compartilha informações a tempo, você pode prevenir exposições desnecessárias
*.
É muito comum as pessoas confundirem o significado da palavra Estratégica com a da palavra Confidencial.
Quantos que estão lendo este artigo sabem quais são os planos da empresa para a sua equipe neste ano de 2010? E quantos que tem cargos de comando divulgaram a estratégia para seus comandados?
Um dos maiores problemas nas organizações é esta pequena confusão, porque quando se define uma estratégia para a Empresa, Departamento, Setor, Equipe a mesma deve ser conhecimento geral para que todos possam estar cientes de qual é a diretiva da empresa, para onde esta se dirigindo e aonde quer chegar.
Mas muitas vezes quem esta no comando acredita que esta é uma informação confidencial e nem todos devem ter acesso a ela, somente os responsáveis – Gerentes - pela sua execução, e isso é um erro comum. A divulgação da estratégia evita muitos problemas dentro das organizações, alguns aspectos sobre o plano de execução da estratégia sim, pode ser confidencial, mas não a informação sobre os objetivos da estratégia.
O compartilhamento desta informação faz com que os colaboradores, que são os responsáveis pela execução possam estar em sintonia com os objetivos da direção e produzir os resultados esperados e entender os motivos de algumas decisões.
É por esta falta de informação que muitas vezes os gerentes são criticados pelos colaboradores, vejam no exemplo, a esposa não vai falar para o marido o que aconteceu, mas com as amigas mais próximas com certeza vai criticar o maridão pela exposição desnecessária.
E é isso o que acontece nas empresas, os gerentes são criticados pelos seus atos simplesmente porque sonegam informações ou porque julgam não ser relevantes ou por acharem que são informações confidenciais.
No nosso dia-a-dia já temos muitos problemas para resolver e não precisamos criar mais, portanto vamos conversar mais com os colaboradores, deixando que eles também possam opinar e sugerir alternativas de execução.
Abcs.

Nenhum comentário: