Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 21 de março de 2010

Gestão Estratégica - 2

Ola amigos,

A piada tema do ultimo post é muito pertinente no nosso dia-a-dia, e pelos e-mails recebidos, mais complexo do que parece, realmente a situação vale para todos na empresa e não apenas para as pessoas na linha de comando. Muitas vezes nossos colegas sonegam informações para criar situações para autopromoção, o que é mais lastimável ainda.

Hoje estaremos falando sobre desenvolvimento profissional, muitas pessoas chegam todos os dias no trabalho, executam suas tarefas, não agregam nada de novo no seu conhecimento, na sua experiência profissional.

Lição 2:

Um padre está dirigindo por uma estrada quando um vê uma freira em pé no acostamento. Ele para e oferece uma carona que a freira aceita. Ela entra no carro, cruza as pernas revelando suas lindas pernas. O padre se descontrola e quase bate com o carro. Depois de conseguir controlar o carro e evitar acidente ele não resiste e coloca a mão na perna da freira. A freira olha para ele e diz:
- Padre lembre-se do Salmo 129!
O padre sem graça se desculpa:
- Desculpe Irmã, a carne é fraca…
E tira a mão da perna da freira. Mais uma vez a freira diz:
- Padre lembre-se do Salmo 129!
Chegando ao seu destino a freira agradece e, com um sorriso enigmático, desce do carro e entra no convento. Assim que chega à igreja o padre corre para as Escrituras para ler o Salmo 129, que diz: ‘ Vá em frente, persista, mais acima encontrarás a glória do paraíso’.
Conclusão: *Se você não está bem informado sobre o seu trabalho, você pode perder excelentes oportunidades*.

Infelizmente é muito grande o número de pessoas que sabem o que fazer para executarem suas tarefas, mas não sabem “por que?” o fazem. E isso traz problemas no seu desenvolvimento profissional, fazendo que com que o ele perca oportunidades de crescimento, e sempre estas pessoas acabam por criticar a empresa por não lhes dar a oportunidade de crescimento, mas não percebem que o único responsável por não crescerem são eles mesmo – mas é muito difícil admitir isso.

As pessoas que reclamam muitas vezes são bons executores, mas só isso, bons executores, não conhecem o que fazem, como disse sabem o que tem de fazer, mas não sabem por que o fazem.

Normalmente nas empresas existe uma cadeia de atividades, onde cada uma faz sua parte e ao final da cadeia temos o produto/serviço final pronto. Acontece que poucas pessoas procuram conhecer toda a cadeia de atividades e entender seu papel dentro do processo.

As poucas pessoas que procuram entender seu papel dentro do processo estão em melhor situação em relação aos demais para as oportunidades que são criadas dentro da empresa, e nos dias de hoje, a competitividade é muito grande e as oportunidades são poucas e por isso temos de estar sempre preparados.

Então amigos, vamos conhecer melhor nossas atividades, os seus processos e quem faz parte da cadeia, para que quando as oportunidades surgirem, termos condições de disputá-la e com muita competência, conquistá-la.

Abraços a todos.

Nenhum comentário: