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quarta-feira, 24 de março de 2010

Gestão Estratégica - 3

Obrigado pelas manifestações recebidas, e pelas sugestões.

Amigos, esta lição é muito importante, e devemos prestar muita atenção nela.

Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e na rua encontram uma antiga lâmpada a óleo. Eles esfregam a lâmpada e de dentro dela sai um gênio. O gênio diz:
- Eu só posso conceder três desejos, então, concederei um a cada um de vocês!
- Eu primeiro, eu primeiro – Grita um dos funcionários… – Eu quero estar nas Bahamas dirigindo um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida…
Pufff e ele foi. O outro funcionário se apressa a fazer o seu pedido:
- Eu quero estar no Havaí, com o amor da minha vida e um provimento interminável de pina coladas!
Puff, e ele se foi..
- Agora você – diz o gênio para o gerente.
- Eu quero aqueles dois de volta ao escritório logo depois do almoço para uma reunião!
Conclusão: *Deixe sempre o seu chefe falar primeiro*.

Não estou dizendo para não ter iniciativa e ser omisso, muitas oportunidades aparecem porque as pessoas sabem que conhecemos o assunto e podemos dar conta da tarefa.

Como disse na Lição 1, muitas vezes nossos chefes não dizem o que precisa ser dito, e ficamos “vendidos” em algumas situações, é justamente por isso precisamos deixar que o chefe fale primeiro para podermos identificar qual o seu posicionamento.

Sabendo o que o chefe pensa e deseja podemos organizar nossos argumentos e evitar problemas, pois estaremos alinhados com ele, o que não quer dizer que se não concordarmos com sua posição não podemos contestá-lo.

No caso da piada, não quer dizer que os funcionários não tinham comprometimento com a empresa, eles apenas estavam realizando seus sonhos, e o gerente, resolver seu problema imediato, ou seja, a reunião.

Infelizmente os gerentes focam nos resultados (post 02/2010) e perdem o foco no geral, eles cuidam da sua árvore, mas não se preocupam com a floresta, desde que sua árvore esteja bonita e florida com frutos eles não se importam se a floresta esta em chamas.

Por isso muitas vezes quando nos posicionamos antes deles mostrando iniciativa e conhecimento, podemos ser mal interpretados, principalmente em reuniões/negociações onde estão presentes pessoas de outros setores/departamentos, o gerente tem uma estratégia em mente, e por não divulgá-la aos colaboradores que estarão participando da reunião pode ser surpreendidos e se sentir traído pelos próprios colaboradores.

Portanto amigos, se nosso gerente não informar o que ele quer, qual a sua estratégia, vamos deixar que ele se posicione primeiro, e tentar identificar qual direção devemos seguir, que se não for explicito, tentar “ler nas entrelinhas”. E aos gerentes confiem mais nos seus colaboradores e principalmente em reuniões/ negociações com outros setores/departamentos, elaborem uma estratégia em conjunto com os seus colaboradores.

Um grande abraço a todos.

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