Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 3 de abril de 2010

Gestão Estratégica - 5

AULA 5
Um corvo está sentado numa árvore o dia inteiro sem fazer nada. Um pequeno coelho vê o corvo e pergunta: – Eu posso sentar como você e não fazer nada o dia inteiro?
O corvo responde:
- Claro, porque não?
O coelho senta no chão embaixo da árvore e relaxa. De repente uma raposa aparece e come o coelho.
Conclusão: *Para ficar sentado sem fazer nada, você deve estar no topo *.

Esta lição é muito interessante, desde a pré-história o ser humano para poder sobreviver percebeu que deveria andar em bando, assim teriam mais força para enfrentar as adversidades e com isso garantiram a sobrevivência da espécie até os dias de hoje.

Mas apesar de saber que temos de viver em bando (família, amigos, trabalho, comunidade, etc.) o ser humano é um animal individualista e egoísta, por isso sempre achamos que estamos fazendo mais do que os outros, e sempre somos injustiçados.

Na lição de hoje, quantos de nós não nos comportamos como o coelho, que menospreza a capacidade das pessoas que estão acima de nós na hierarquia e nos achamos mais capazes do que nossos superiores?

Conforme as pessoas vão subindo na hierarquia, as atividades “braçais” vão diminuindo e as atividades “intelectuais” vão aumentando. Por isso esta sensação de quem esta no topo não faz nada, mas a função das pessoas que estão no topo são atividades de organização, planejamento, prospecção, etc., estas atividades muitas vezes consomem mais energia do que as nossas, uma remuneração maior também.

Para que esta sensação seja diminuída o líder deve estar presente, e ai vamos recorrer às lições 2, 4 e 1, nesta ordem.

Conhecendo bem as atividades de sua equipe, pode analisar as formas de execução das mesmas e em conjunto melhorar a forma de executá-las, alinhando os resultados, com as expectativas traçadas pela direção.

Com isso seus colaboradores vão perceber o seu comprometimento, e se identificar com ele, e não ficarão reclamando e resmungado pelos cantos e muitas vezes diminuindo a produtividade em sinal de protesto, que acabará por prejudicá-los e sendo demitidos.

Talvez os lideres não tenham a noção da dimensão de seus atos, não basta montar uma equipe e esperar que ela saiba o que tem de ser feito, é necessário acompanhamento, aconselhamento, direção, treinamento, e participação.

Um grande abraço a todos e...

Feliz Páscoa.

José Antonio Gagliardi

Jose.gagliardi@gmail.com

Nenhum comentário: