Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 6 de junho de 2010

Gerente/Lider

Quando precisamos montar uma equipe de trabalho, para qualquer trabalho, qual é a primeira idéia que nos vem à mente? Elaborar o perfil da equipe e procurar os melhores em cada função.
Por exemplo, se vamos disputar uma copa do mundo, precisamos selecionar goleiros, defensores, meio-campistas e atacantes, se vamos encenar uma peça ou filme, a partir do roteiro, selecionar os atores que melhores se enquadram no perfil de cada personagem, certo?
E quem é o responsável pela elaboração do perfil e seleção das pessoas? Ele tem diversos nomes, desde técnico de futebol no diretor, escritor, e nas empresas ele é conhecido como Gerente ou Líder.
E qual a função dele? Selecionar a equipe de forma adequada, treiná-la, acompanhar a execução e evolução dos trabalhos e dentro da necessidade, fazer alterações para que os objetivos sejam cumpridos dentro dos prazos estabelecidos.
Agora porque a palavra treinar esta em destaque?
Porque esta é a função mais importante de um Gerente/Líder, vejam a seleção começa o preparo bem antes, não chegam no dia do jogo vestem o uniforme e entram em campo, apesar de que meu Palmeiras acho que faz isso, os atores ensaiam as marcações, onde cada uma vai estar, o posicionamento das câmeras lêem o texto várias vezes, memoriza-os e finalmente gravam.
Agora que foi o melhor Gerente/Lider que treinou sua equipe de forma surpreendente e conseguiu atingir o objetivo proposto com o maior sucesso? Imagino que vocês devem ter pensado vários nomes e acredito também que todos erraram, quem melhor treinou sua equipe e conseguiu os melhores resultados até hoje foi Jesus.
Sim Jesus, ele pegou uma missão complicada de seu chefe, e o que ele fez, selecionou 12 pessoas para sua equipe, que depois foram conhecidos como apóstolos, fez deles multiplicadores, há mais de 2000 anos atrás Jesus utilizou técnicas de administração que tem gente que acha de inventou agora. Ta certo que um se desvirtuou e na hora que o treinamento acabou e o serviço ia começar ele estava com a corda no pescoço.
Bom, agora deu para entender o porque do destaque da palavra TREINAR. Este é o papel mais importante de um Gerente/Líder; e por treinar entende-se estar presente, como Jesus estava, andou com seus colaboradores, comeu poeira, esteve nos locais ensinando o que e como fazer, não deixou em momento algum seus grupo à deriva, mesmo nas tempestades.
Quem se imagina treinando um grupo de pessoas despreparadas e tornando-as em grupo seleto e especializado? Todo mundo, agora quem se pretende a fazer isso? Concordo que no mundo competitivo de hoje é impossível, mas conheço Gerentes/Lideres que nem estagiários quer treinar, procura somente os sênior para que não precise “gastar tempo” com treinamento, “já entre produzindo”.
Nos próximos posts pretendo falar sobre exemplos de lideres que treinaram seus comandados, no filmes de Hollywood temos vários exemplos, e vamos conversar sobre isso.
Obrigado pelos pelas mensagens e pelas divulgações, a média de acesso esta subindo, podem continuar divulgando o blog.
Gostaria de recomendar um livro R$10,00 no Submarino:
Jesus, o Maior Líder que Já Existiu
editora: Sextante
• Autor: LAURIE BETH JONES
• Ano: 2006
• Número de páginas: 160
E quem tiver oportunidade de assistir este vídeo do Daniel Godri, não vai se arrepender

Nenhum comentário: