Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Seu talento é insubstituível

Amigos,
Recebi este texto muito interessante, não descobri o autor, existem vários sites que o publicaram, acho que já é de domínio público, de qualquer forma, vale o registro e a leitura.
Os links abaixo reproduzem o mesmo texto, só estou fazendo a referencia, porque não quero ser acusado de plágio, há mais links que apontam para o mesmo texto, e não seria viável apontar todos.
http://189.47.157.112:8080/ra_unesp/bitstream/123456789/375/1/20090127%20-%20Sera%20que%20voce%20e%20substituivel.pdf
www.slideshare.net/.../ningum-insubstituvel-presentation
http://www.casadozezinho.org.br/blogpost.php?CodPost=58
Esta postura não é a esperada de um verdadeiro Líder/Gerente esta estratégia no curto prazo pode até trazer alguns resultados positivos, mas o stress causado nos funcionários acaba por causar uma baixa produtividade, o que vai exigir mais coação e pressão, até que o funcionário se desliga ou se afasta por doença, de qualquer forma, é prejuízo para a empresa.

Mas o que gostaria de comentar é outro assunto. Sim você é único e insubstituível, o que não quer dizer que outra pessoa não fará a sua tarefa. Mas como assim? Como diz o texto, somos únicos, apesar de Deus nos criado a sua imagem e semelhança, não somos iguais, pode-se até ser parecido.
No mundo corporativo, como disse o gerente do texto, ninguém é insubstituível, é verdade, mas musicas clássica continuaram sendo criadas, mesmo após a morte de Beethoven, a Willians após a morte de Airton Sena, continuou a disputar o campeonato de pilotos de Formula 1, histórias infantis ainda são escritas e distraem as crianças apesar de Monteiro Lobato não estar mais entre nós. Quantos de vocês leitores trocaram de emprego? A empresa anterior fechou por isso? Acredito que não.
Então como somos insubstituíveis? Somos insubstituíveis na maneira única que executamos nossas tarefas, como aplicamos nossos talentos, note que apesar de ser o mesmo carro David Coulthard, seu substituto não chegou nem perto de seu talento.
Muitas empresas utilizam a expressão “quadro de talentos” ao invés do “quadro de funcionários”, porque o que faz a empresa crescer se desenvolver são os talentos de seus colaboradores.
Os Lideres/Gerentes devem conhecer os talentos de sua equipe, saber onde alocá-los para tirar o melhor proveito, deve dar e principalmente receber feedback, pois um Lider/Gerente que não sabe ouvir, com certeza não saberá falar.
Cada empresa tem sua particularidade, tem tarefas que permite mais ou menos atitudes criativas, e temos que entender, mas não podemos podar a possibilidade de nossos colaboradores de usar seus talentos e isso tem de estar definido porque alguns Lideres/Gerentes estimulam a criatividade, mas se ocorre algum problema eles punem o colaborador.
Um Lider/Gerente empreendedor não usa da ameaça e coação para obter resultados satisfatórios, ele estimula a criatividade, propões desafios (realizáveis) a fim de estimular que seus colaboredores usem seus talentos.

Obrigado, e até a próxima.

José Antonio Gagliardi

Gostou? Aponte quantas estrelas merece?

Um comentário:

jose wilson gagliardi disse...

Ola Jose Antonio estou olhando o Blog do Galuzzi vi o seu nome e o sobrenome que é igual ao meu Gagliardi, então resolvi lhe mandar um comentario, para podermos entrar em contato para sabermos a origem do mesmo sobrenome, será que a gente se conhece? eu moro em Cosmopolis e voce?, espero seu contato pelo meu e-mail
um abraço