Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 11 de julho de 2010

Gestão de Pessoas - Parte II


Amigos há um bom tempo que a Recursos Humanos  não é mais uma salinha no fundo do corredor, próximo do banheiro, hoje é um agente de transformação na organização, provoca mudanças e dá suporte para esta transformação.
Tem um papel importante no papel de recrutamento e seleção, tanto recrutamento interno quanto externo. No recrutamento interno envolve transferências, promoções e até mesmo transferências com promoções.  No recrutamento externo, envolve anúncios, convênios com escolas/universidades, etc.
Em qualquer dos casos, o processo deve ser cuidadoso, porque quando a empresa contrata uma pessoa, não esta contratando apenas as qualidades necessárias para o cargo, e sim o conjunto completo, sua história, suas emoções, suas frustrações, suas expectativas, identificar se seus valores são compatíveis com os valores da empresa.
Quantas pessoas são contratadas, porque seu currículo atende nossas necessidades, mas durante a convivência acabamos por ter problemas não pelo desempenho técnico e sim por dificuldades de integração com as regras/valores da empresa?
O processo de Gestão de Pessoas envolve principalmente a contratação, deve criar um processo seletivo que permita identificar as características não apenas das competências técnicas, mas entre outras coisas, sua capacidade de trabalho em grupo, suas motivações, capacidade de integração, porque antes da pessoa ser um funcionário, ela é membro de um grupo social.
As novas tecnologias e métodos de trabalho abrem espaço para novas idéias e formas de administrar pessoas nas organizações, sempre lembrando que recursos humanos contribuem para gerar vantagem competitiva sustentável e relações sociais geram conhecimento, e conhecimento desenvolve competência.
E competência diz respeito aos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à execução de determinado propósito. As crenças e valores compartilhados pela equipe de trabalho também é fator que tem influência na conduta e desempenho, que deve gerar vantagem competitiva, ou seja, gerar um valor distinto ao produto/serviço percebido pelos clientes com dificuldades de ser imitidos pelos concorrentes.
É claro a concorrência irá se mover a fim de atingir o mesmo nível e até mesmo superar, mas você já estará um passo a frente, mas o desenvolvimento de assunto esta em marketing e não em gestão, e abordaremos em outra oportunidade.
Podemos ainda classificar as competências como humanas, aquelas relacionadas ao individuo ou ao grupo de trabalho e organizacionais, que dizem respeito à organização (crenças, valores, missão, estrutura, etc.).
Isso nos remete à definição da palavra Competência, que vem do latim e significa: qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa, capacidade, habilidade, aptidão e idoneidade.
Como descrito acima, Competência envolve Conhecimento, Habilidade e Atitudes, o famoso CHA, onde Conhecimento tem relação com a formação acadêmica, o conhecimento teórico, Habilidade esta ligado ao prático, o quanto a pessoa domina o conhecimento, e Atitude, são as emoções e sentimento, ou seja, comportamento.
Então amigos, a Gestão de Pessoas não é apenas marcar férias e programar promoção, é uma tarefa muito mais complexa que vai desde conhecer estratégia da empresa que estabelece limites de atuação dos gestores até o acompanhamento da execução das atividades.
José Antonio Gagliardi.
Gostou? Vote !

4 comentários:

Beth Muniz disse...

Então,
Passei para connhecer o blog.
Gostei do conteúdo. estou Seguindo.
Um abraço.

Anônimo disse...

Caro amigo,

Recentemente, alguns especialistas na área de RH, passaram a acrescentar as letras V e E no conceito de Conhecimento, Habilidades e Atitude. Onde a letra V representa os Valores e a letra E representa a Ética.

Abraços,

Edson Maeda

Unknown disse...

Olá josé.
Seu blog é muito bom,conteúdo interessante e fácil entendimento,parabéns.
Foi publicado na Teia.
Seria um prazer ter nosso banner
aqui,o código está em nossa primeira página e se você tiver um colocarei entre nossos parceiros com muito prazer.
Se quiser fazer novas publicações na Teia ,basta fazer novo pedido.
Tudo de bom !!!
Até mais.

Mari Costa disse...

Oii Antonio

Muito bom seu post, hoje em dia as empresas estão mais valorizando a area de RH, ou seja o RH é o coração da empresa, pois tudo começa no RH no processo de recutamento e seleçã, se desenvolve no RH, no processo de Treinamentoe desenvolvimento de pessoas e termna RH, no processo de demissão.
Bjs