Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 4 de julho de 2010

Dunga - o Anti Lider


Ola amigos,
Uma pausa em Gestão de Pessoal, para um comentário breve sobre nosso, ufa ex-técnico da seleção brasileira, analisando sua liderança.
Por mais de uma vez e por várias pessoas Dunga era tido como exemplo de líder, em campo foi capitão no Internacional, e Seleção Brasileira.
A conquista do tetra nos EUA ratificou essa condição de líder, quando chamado ao comando da seleção brasileira também foi exaltada esta qualidade, fechou com o grupo, peitou a toda poderosa Globo, chegou à copa do Mundo com apenas cinco derrotas em 54 jogos, não só um líder, mas um vencedor.
Quem teve oportunidade de ler o post sobre Liderança, vai se lembrar de que o Líder ensina, treina, mostra o que e como fazer, e serve de exemplo, e o mais importante, o Líder tem uma causa a defender.
O Dunga não mostrou ser um líder. Ele defendia a causa própria, faltou humildade, queria ser o melhor, e quase foi, por isso não ouvia as opiniões alheias, somente a sua importava, quem não estava com ele, estava contra.
Falamos muito sobre a arrogância do Maradona, mas Dunga não teve uma postura diferente, quando questionado sobre pontos fracos, atacava seu questionador, não soube mostrar equilíbrio na sua desavença com a Rede Globo.
Agora a atitude de anti-lider que mais me marcou foi quando ao terminar a partida, ele virou as costas e foi para o vestiário, deixando lá aos leões os seus liderados.
Um líder de verdade, jamais deixa seus liderados, fica até o fim, não precisava defender ninguém, mas abandonar o barco, nunca, todos os demais técnicos que foram eliminados esperaram seus jogadores saírem de campo, abraçou-os, confortou-os, solidarizou-se com eles.
Dunga deixou claro que quem perdeu não foi ele, foram os jogadores, então eles que se expliquem e se justifiquem, então ele não é o vencedor que diz ser e muito menos o líder que todos viam e exaltavam.
Foi uma pena perder a Copa do Mundo para descobrir isto, podia ter acontecido na Copa América, até o Maradona, que temos como a arrogância humana, quando da eliminação da Argentina, abraçou jogador por jogador, confortou-os e não os deixou, mesmo sendo o todo poderoso Maradona.
Por outro lado, ao assistirmos o vídeo abaixo poderemos entender o que Dunga valoriza nos jogadores e talvez entender a postura tão descontrolada do Robinho no jogo contra a Holanda.

Obrigado,
José Antonio Gagliardi
Gostou? Vote!!

Um comentário:

Júlio César disse...

Concordo em partes contigo Gagliardi, mas somos um pouco convencidos sobre algumas coisa principalmente quando falamos em futebol...perder ninguém deseja, mas quando perdemos por merecimento é digno e senão podemos ser considerados arrogantes. Brasil deve entender que futebol tem qualidade e técnica no mundo todo...o que temos é nome. Também penso que o Dunga deveria ter agido um pouco mais com o coração no final da partida. AT+...visite e participe também do blog do servidor. Parabéns pelo seu blog...interessante.