Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Treinar substitutos, para que?

Olá amigos, estava assistindo pela enésima vez o filme o Diabo Veste Prada, com Meryl Streep no impagável papel de Miranda Priestly, e um diálogo entre Andrea (Anne Hathaway – Diário de Princesa 1 e 2) e Nigel (Stanley Tucci – Dança Comigo), me chamou a atenção.
Ao chegar para a sessão de fotos, ela esta com a cara meio estranha e ele pergunta o que houve, ela diz que sua vida pessoal esta com problemas, e ele congratula-a e diz que se a vida pessoal esta ruim é porque estava indo bem no profissional, e quando a vida pessoal dela virar pó, é porque ela será promovida.
Isso me lembrou do discurso daquele profissional que estava sendo homenageado por seu desempenho fantástico na empresa, e ele começa assim:
- “Dedico este prêmio á minha esposa e filhos, porque fossem mais companheiros, passaria mais tempo com eles”.
Eu não concordo com as afirmações acima, sucesso pessoal e sucesso profissional não são mutuamente exclusivos.
Muitas vezes a pessoa ao ser promovida acha que deve se dedicar mais ao trabalho, para mostrar seu valor e comprometimento e acaba por errar a mão e abandonar a família, isso pode e, infelizmente ocorre, mas foi por um erro de avaliação do profissional e não por que teve de escolher um lado.
Outro problema comum é a pessoa que foi promovida achar que ninguém poderá fazer seu trabalho antigo, somente ela tem a capacidade e competência necessária para executá-lo, e acaba por assumir mais esta tarefa nas suas responsabilidades, e nesta hora, começa a dedicar-se mais ao trabalho.
Quando se é promovido na função é claro que foi pelo seu desempenho e mostrou capacidade de executar novas responsabilidades, mas muita gente quer continuar a executar as tarefas da função anterior, já que foi com isso que o profissional se destacou, mas isso passou, agora são novas funções e atribuições que serão avaliadas, e o acumulo de tarefas deixa o profissional estressado prejudicando seu desempenho e para tentar compensar acaba passando mais tempo com a empresa do que com a família, e onde começam os problemas.
O profissional deve estar preparado para novos desafios, e o primeiro deles é deixar que outros executem as suas antigas tarefas, e isso exige que ele reconheça que outras pessoas podem sim, executar suas atividades.
Treinar substitutos é tarefa de todos nós, devemos ensinar aos demais, estejamos nós em qualquer nível hierárquico que estivermos isso mostra que somos responsáveis e pensamos na empresa, em outras palavras, somos comprometidos com a ela.
O que acontece quando você sai de férias, tenha uma licença médica, e quando se aposentar? A empresa vai parar? Claro que não alguém vai executar suas tarefas, podem não ter o mesmo desempenho e produtividade que você, mas as tarefas serão executadas. Se você esta comprometido com a empresa, vai treinar alguém que consiga executar suas tarefas na sua ausência.
Tem gente que perde oportunidades por não treinar substitutos, eu trabalhei numa empresa que um determinado gerente sempre criticava seus colaboradores e fazia questão de mostrar para todos que ele era o responsável pelo bom andamento da equipe, seus colaboradores não tinham nenhum mérito nisso.
Certa vez surgiu uma vaga para gerenciar o departamento e ele era um candidato natural, pela experiência e pelo tempo de casa, mas foi preterido, ao questionar o diretor, ouviu a seguinte resposta:
- “Você é muito importante na sua equipe, se você sair ela vai acabar, já que ninguém tem condições de assumir seu lugar, e não tenho ninguém com experiência e conhecimento necessários para ocupar seu lugar”.
Ou seja, pensando em estar se valorizando, ela estava na realidade limitando seu crescimento profissional.
Então amigos, vamos treinar substitutos, não vamos “esconder o leite” de ninguém, nem aquele detalhe que só você sabe, pois podemos ficar vulneráveis não em sermos despedidos, mas em não sermos promovidos.
Vamos repensar nossas atitudes.

Abcs.

José Antonio Gagliardi

Gostou? Vote!

Um comentário:

Júlio César disse...

Com certeza a experiencia deve ser repassada, seja para nossos filhos, colegas de trabalho, amigos...enfim...tudo o que aprendemos só é válido se alguém continuar nosso trabalho ou projetos. AT+